Saiba as 03 formas para sacar seu FGTS, simples e fácil!

18/06/2020
Muitos trabalhadores acabam sendo diretamente afetados por causa do covid-19, muitos perdendo seus empregos e os desempregados ainda mais distantes de conseguir. Diante da situação vivenciada, o governo criou medidas para combater os impactos na economia, entre essas medidas, a liberação de até R$1.045,00 do FGTS das contas ativas e inativas


Para facilitar a compreensão e tirar todas as dúvidas do saque do FGTS, elaboramos um pequeno resumo das 03 formas possíveis para o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.


SAQUE EMERGENCIAL DO FGTS

Autorizado pela Medida Provisória nº 946/2020 o Saque Emergencial é o saque a que tem direito todo titular de conta do FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, no valor de até R$1.045,00 por trabalhador. O saque pode ser feito até 31 de dezembro de 2020.Essa modalidade de saque faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para enfrentar os impactos causados pelo novo coronavirus, covid-19.


SAQUE-ANIVERSÁRIO

Permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Para receber o benefício, é necessário optar pela modalidade. A opção poderá ser feita pelo app, site fgts.caixa.gov.br, no internet banking ou nas agências.A modalidade não é obrigatória, quem não fizer a adesão, permanecerá na rega do Saque-Rescisão. Caso seja feita a opção, poderá solicitar a reversão a qualquer momento, surtindo efeito no 1º dia do 25º mês da solicitação.


SAQUE RESCISÃO

O Saque-Rescisão é a sistemática na qual o trabalhador, quando dispensado sem justa causa, tem o direito ao saque integral de sua conta do FGTS, acrescido da multa rescisória de 40%.

Diante do cenário atual e as muitas informações, este pequeno resumo visa trazer mais clareza para o trabalhador se beneficiar das medidas adotadas pelo Governo Federal.